Eu acredito em você. Você também acredita?

Leia os demais artigos obrigatórios do site:

 

O sucesso de Obama em sua campanha eleitoral se deveu ao sloganYes, we can“.

Não é à toa. Somos movidos por esperanças. O que as perdeu, mesmo que não concorde, terá a vida que lhe foi entregue pela sociedade, pois lhe falta a força para mudar. Quando velho, será rabugento e frustrado. Não terá realizado nada daquilo que imaginou para si.

O projeto Mais Tempo Livre surgiu da ideia de que é possível criar as condições para ser livre, por mais que seu destino pareça traçado.

E não acreditamos por achômetro. Lemos dezenas de histórias de pessoas que alcançaram essa condição (as que já lemos, vamos compartilhar com vocês aqui no site; se soubermos de outras, vamos contá-las também) e temos também nossa própria experiência.

Se você leu o artigo sobre a importância de criar um blog, sabe que nossos negócios online transformaram nossa vida. Enfim, sabe aquelas histórias lindas e inspiradoras? Acreditamos nelas para começar a empreender e, hoje, temos a felicidade de poder contar nossa história da mesma forma.

De tudo que lemos e fizemos, tiramos alguns pontos que achamos essenciais a um projeto de early retirement (aposentadoria jovem) e realização pessoal. Há algumas coisas que você deve aprender, como essas abaixo. Comece entendendo melhor as rendas alternativas.

Criar Rendas Alternativas

Muitos ainda não se atentaram para o poder de libertação das rendas alternativas. Talvez você já, mas não saiba como criá-las.

Elas são importantes agora, enquanto você busca a liberdade financeira, e também serão depois, quando se tornarão a base de sua renda (já que a renda do trabalho se tornará secundária e complementar). Veja um diagrama de libertação hipotético:

diagrama liberdade

Para iniciar um projeto de liberdade, seu objetivo deve ser alcançar uma condição financeira que lhe permita abandonar sua atividade formal atual e passar a se dedicar a seus próprios projetos: seja escrever livros, seja pesquisar temas que lhe interessam, sejam projetos pessoais ou culturais, seja se tornar dono de pousada, produtor orgânico guia turístico, instrutor de mergulho. Não importa o quê:

Aquele que se torna independente não trabalha mais vinculado a horários, tarefas, enfim, necessidades. Trabalha vinculado a seus próprios projetos e a eles se dedica por sua própria vontade.

Forme Renda Passiva (de investimentos)

Como começar? É importante que comece poupando o máximo possível.

Lembre-se que cada Real gasto precisou de determinado tempo de trabalho para ser gerado. Tempo é dinheiro (mas dinheiro não é tempo!). Um Real mal gasto significa alguns segundos ou minutos a mais de trabalho por necessidade em sua vida.

É importante também você aprender a investir melhor seu dinheiro. Obter rentabilidades maiores não são luxo, são necessidade para quem quer colocar o dinheiro para trabalhar em seu lugar.

Enfim. Ao acumular uma boa quantidade de capital, você gerará renda passiva (juros, alugueis, dividendos, etc.) e diminuirá a pressão pelo seu trabalho formal.

Forme Rendas Alternativas

Cada Renda Alternativa que você estabelece possui um enorme poder libertador. Em primeiro lugar, é uma renda que você estará mais propenso a poupar. Afinal, é mais fácil você imaginar que poderia viver sem ela. Mas o que são rendas alternativas?

Renda Extra à moda antiga: Você deve conhecer alguém que vende brigadeiros no trabalho ou na faculdade, ou ainda, que vende produtos de beleza ou jóias para complementar a renda.

Renda Extra Hardcore: Os americanos são fissurados por rendas alternativas. Alguns se tornam doadores de sêmen, de sangue e até cedem o corpo para testes de produtos químicos e de beleza. Outras maneiras hardcore de conseguir rendas alternativas são trabalhar como figurantes de televisão, stripper online, ou mesmo, como faz um conhecido nosso enfermeiro de profissão, faz um “bico” em obras como vigia noturno.

Renda Extra Online: A Renda Alternativa que você pode gerar de casa, pela internet, é a opção que tem transformado a vida de inúmeras pessoas pelo mundo afora. Inclusive a nossa (Liz e Eduardinho).

Enquanto a renda extra à moda antiga muitas vezes depende de oferecer produtos a seus amigos (o que é constrangedor, e vários vão evitá-lo por isso) e a renda extra hardcore compromete sua qualidade de vida (na melhor das hipóteses), iniciar seu próprio empreendimento online é:

  • Racional: Você não oferece serviços aos amigos ou a quem não precisa, há como ofertá-los somente a quem necessita de tais serviços. O amplo alcance da internet permite isso;
  • Oferece ganhos em escala: Tanto pelo alcance global, quanto pela desvinculação ao tempo e espaço (você pode oferecer seus serviços em qualquer lugar e para vários ao mesmo tempo), os ganhos tendem a crescer em escala;
  • Talvez já seja seu projeto pessoal: Encare o empreendimento online como seu primeiro projeto pessoal dessa nova fase de vida. Você terá que estudar, aprender, criar e se expressar sobre assuntos que você mesmo escolherá e que lhe interessam. Será o responsável por seu próprio sucesso e construirá um ativo gerador de riquezas, sejam elas riquezas econômicas ou de trocas e experiências, conforme queira.

Mas meu empreendimento precisa ser online? Não. Só apresentamos essa opção porque nos parece o caminho mais curto para a maioria das pessoas. Porém, no seu caso específico, talvez você prefira outro tipo de ação. O espaço do MTL também estará aberto para todos que desejarem discutir opções offline de geração de rendas. O importante aqui não é o meio, mas o objetivo de libertação.

Veja no terceiro artigo obrigatório do MTL como funcionará o nosso projeto sem fins lucrativos.

Leia os demais artigos obrigatórios do site: