“Crie” tempo para uma Renda Extra em 6 passos

renda extra

Eu, Eduardinho, fui escolhido para escrever sobre “criação” de tempo para uma renda extra, embora a Liz também pudesse tê-lo feito.

Há alguns anos decidimos que seria meta #1 erguermos fontes alternativas de renda.

Após ler a história de várias pessoas, algumas nos deixaram extremamente motivados. Afinal, se você, com muita dedicação (sabíamos disso), estabelece um fluxo de caixa paralelo, fica mais fácil poupar para conseguir seus objetivos e, no nosso caso específico, ganhar mais segurança para abandonar o “esquema tradicional” de trabalho. Como dizem os americanos, a renda extra (side hustle) é uma solução “matadora” para diversos problemas.

A primeira fonte de dinheiro extra que você deve ter em mente possui aplicação e resultados imediatos! Sente-se, e faça cortes “medievais” em seu orçamento.

Você tem o hábito de tomar cafés especiais? E cervejas artesanais caríssimas? Churrasco todo final de semana? E  aquela TV a cabo, tem usado? Cortar a TV a cabo tem um duplo efeito. Economiza o dinheiro e ainda libera tempo útil. Essa é uma tesourada bem dada que você pode dar.

O que é uma renda extra?

Renda extra é uma atividade que você desenvolve no horário de descanso de sua atividade principal. Existem várias maneiras de se criar uma, veja algumas ideias:

Online (trabalho em casa pela internet)

  • Tornar-se um blogueiro ou Yoububer
  • Redator freelancer
  • Programa de afiliados
  • E-commerce de produtos adquiridos
  • Assistente virtual (responder emails e Facebook de pessoas ocupadas)
  • E-commerce de artesanato no Elo7
  • Criação de info-produtos
  • Dar aulas em sites como Udemy e Fiverr
  • Criação de Mini-sites
  • Edição de fotos ou de livros
  • Venda de temas e plugins para sites
  • Desenvolvimento de sites
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Programação em geral
  • Venda de fotografia
  • Serviços de digitação ou revisão ortográfica
  • Responder pesquisas online

Offline

  • Manutenção em jardins e limpeza de piscinas
  • Dog walk e hotel para cães
  • Vigia noturno
  • Motorista do Uber
  • Coaching (em qualquer coisa), personal stylist, especialista em organização
  • Aulas particulares
  • Barraquinha de comida em locais públicos e feiras (faculdades, praia, show, festas escolares, etc.)
  • Barraquinha de artesanato em locais públicos e feiras
  • Lecionar em faculdade ou em cursos preparatórios
  • Buffet e organização de festas
  • Tornar-se um corretor de imóveis em paralelo (exige curso)
  • Serviço de mudança ou fretes no final de semana
  • Pintor de finais de semana
  • Garçom, palhaço ou churrasqueiro nos finais de semana

dinheiro extra

Falta de tempo não é desculpa

Ao contrário do que se pensa, ninguém, absolutamente ninguém, que exerce uma atividade paralela tem um caminhão de horas ociosas e não sabe o que fazer com elas.

Os hustlers são pessoas ocupadas como eu e você e que criaram tempo, ou seja, cortaram atividades de sua rotina para encaixar outra (às vezes a atividade que você corta é mais dolorosa, às vezes, nem tanto), otimizaram sua produtividade e enfim, criaram tempo onde não havia.

Faça acontecer!

 

1. Corte o fútil

Comece pelo fútil, como televisão e vídeo-games, se for o caso. Tenho um cunhado (caso verídico!) que vive falando em empreender online, mas reclama de não ter tempo.

Ocorre que minha irmã vive se queixando de ele passar longas horas em um jogo chamado Counter-Strike (jogo violento, para piorar a situação).

Isso não é falta de tempo, mas de prioridades.

Se você não tem prioridades, nunca encontrará tempo.

 

 2. Otimize os intervalos compulsórios

Se você perde tempo com trânsito, poderia usá-lo de alguma forma. Se dirige, é mais difícil, mas também dá. Você pode estabelecer um rodízio com alguém de sua região que trabalha na mesma direção e, assim, se tornar passageiro alguns dias da semana.

Como passageiro, aproveite o caminho para anotar ideias, organizar lista de tarefas do trabalho paralelo e pensar estratégias (nada de redigir textos complexos, isso é impossível no trânsito). Se você for capaz, pode ler (eu não consigo, tenho enjoo) no carro, ônibus, metrô, táxi ou avião.

Use ainda o tempo na sala de espera de consultórios, aeroportos e o horário de almoço. Eu sei que você tem aquele papo super agradável com seus colegas, mas a vida é feita de escolhas. E, também, o papo deles pode não ser tão agradável e construtivo assim (esqueça o social pelo social).

 

 3. Estabeleça prioridades, aprenda a dizer “não”

Finais de semana são os dias mais úteis do calendário de quem estabelece uma renda extra.

Então, será que você precisa mesmo ir àquele encontro de ex-colegas da turma de mil novecentos e coquinho da sua faculdade? Vocês ainda têm laços afetivos, ou você só vai para ficar depois criticar quem era magro e engordou?

Idas ao shopping, almoços somente para fazer um social (sem verdadeiros laços afetivos), etc. Corte tudo!

Seja mais mão-de-tesoura que o ex-ministro Joaquim Levy. Vá somente aos encontros familiares mais importantes e com gente que você ama. Pelo menos até seu empreendimento alcançar um nível estável.

 

 4. Mantenha o foco

Enquanto se dedica a fazer o dinheiro extra, não atenda o celular, esqueça o Zapzap e as mídias sociais. Procure um local silencioso, para evitar distrações.

Eu, cujo trabalho paralelo é pensar e escrever, não produzo uma linha se as pessoas estiverem conversando ao meu lado. Outras pessoas têm capacidade de concentração maior (tenho um amigo que se “torna surdo” enquanto escreve. Ô inveja que tenho… risos!).

Como seus intervalos de dedicação podem ser curtos, trate de estabelecer pequenas metas, como: minha meta nesse horário de almoço é encontrar referências para meu artigo, ou, minha meta hoje à noite é definir o catálogo de produtos da minha loja virtual.

Pequenas metas que possam ser cumpridas dentro daquele intervalo.

 

 5. Dedique o início das manhãs

Algumas pessoas iniciam o dia com pique total, outras “pegam no tranco”. No meu caso, sou muito mais ativo e criativo pela manhã.

Se você conseguir acordar antes dos outros (se mora com outras pessoas), acordar cedo também é uma forma fácil de conseguir o isolamento necessário para atividades que exigem concentração.

Se faz academia antes de ir para o trabalho, passe-a para aquele intervalo em que você não consegue se concentrar. Dedique-se ao seu projeto/ideia de renda extra logo cedo. Você passará o dia com sensação de dever cumprido (sim, você começa a ter sensação de dever, no bom sentido, com as tarefas de seu projeto paralelo).

Li uma vez sobre um escritor que, quando inicia um novo projeto, passa a acordar para escrever às 4:30 da manhã, todos os dias, até que o livro esteja pronto. Ele não escreve à tarde ou à noite, por exemplo (se eu recordar, incluo aqui a referência). Encontrei na internet esse artigo sobre acordar cedo para escrever.

 

 6. Engate um segundo turno

Se você não for de acordar cedo (o que exige dormir relativamente cedo), você pode engatar um segundo turno de trabalho à noite (ou pode acordar cedo e dormir tarde, mas aí corre o risco de esgotamento).

Tenho um amigo, com filho e tudo, que leciona em uma faculdade à noite para conseguir um dinheiro extra. Outro, é enfermeiro e alterna os plantões do hospital com plantões de vigia noturno (ele é vigia de obra, então dorme mais que os vigias que têm de atender pessoas, por exemplo).

Hoje, no meu caso, você vai ler abaixo, o início do segundo turno se dá quando o Miguel cai no sono.

Comentário em destaque: Seu nome!

Contribua para o debate deixando seu comentário abaixo. Quem sabe ele apareça aqui?

Como ganhar dinheiro extra sem ter tempo: minha experiência

Quando comecei a redigir para os blogs da Liz, aproveitava intervalo de almoço, o início da manhã e a noite. De forma não sistemática, encaixava nesses horários a redação do que fosse necessário. Consegui enquadrar tão bem meu horário que, além do meu trabalho formal e da atividade paralela, ainda praticava atividade física regular.

A “bomba”, tenho que admitir, foi o nascimento do Miguelzinho (nosso filho que amamos demais). A primeira vítima de minha rotina foi a atividade física. No primeiro momento, era ela ou a renda extra.

Resolvi sacrificar a atividade física na confiança de que a falta de tempo seja passageira, dure apenas o primeiro ano ou primeiros dois anos de vida do Miguelzinho (estou aguardando, vejamos quantos quilos ganharei até voltar ao pique).

Hoje, meu segundo turno de trabalho é à noite, após o Miguel pegar no sono e, o que era esporádico, mas agora é sagrado, trabalho nos finais de semana.

Como eu não tenho conseguido viajar por causa da complexa logística que o bebê exige (apenas fazemos pequenos passeios a parques, feiras, etc.), trabalhar em casa na internet, no final de semana, não tem sido tão doloroso (como eu disse, tenho esperança de que em alguns meses a rotina melhore).

Se você tem alternativas (como passeios e viagens a fazer), é mais doloroso trabalhar no final de semana.

Como estamos estabelecendo prazo para eu abandonar meu emprego, e como o nosso filho está crescendo e deve se tornar mais independente, o sentimento de esperança por mais tempo livre alivia o cansaço.

Não sei se você já percebeu, mas sentimentos como esperança, empolgação, felicidade, amenizam situações que poderiam ser consideradas estressantes. A falta de perspectiva é que mata qualquer um.

O ponto de partida

Se você quer progredir financeiramente, deve poupar e/ou criar uma renda extra. Mas, se você quer mudar de vida, então é imperioso empreender.

O primeiro passo é encontrar ou criar tempo:

  • Tempo para imaginar e planejar o seu sonho de empreender
  • Tempo para executar o projeto
  • Tempo para encontrar clientes e se relacionar com eles
  • Tempo para fazer aquele esforço extra, que é o fator chave do sucesso

Não importa o quão ocupado você pensa que é. Se você realmente quer empreender, conseguirá tempo para isso.

E se você tocar adiante seu projeto, garanto que será uma pessoa muito mais feliz e realizada, não apenas financeiramente, mas pessoalmente.

Eduardinho Teixeira

Graças à internet e aos investimentos, alcancei a liberdade financeira e já tenho condições, ainda jovem, de me aposentar. O MTL é um projeto 100% sem fins lucrativos onde ajudarei você a fazer o mesmo. Veja o porquê.

  • Super Suporte

    Olha até concordaria em criticar o cunhado do Counter Strike lá em cima, mas quem conhece sabe o quão viciante é esse jogo. Não chego perto para evitar dependencia.

    • Então, é difícil cortar essas coisas, mas temos que tomar medidas “drásticas”. rs. Abs.

  • Consultor Gabriel Picolo

    “Olá, excelente exposição, Parabéns!

    .

    Adorei as dicas e, parte delas, adaptei e coloquei no meu perfil profissional do facebook (https://www.facebook.com/consultorfrp.gabrielpicolo).

    .

    Temos uma grande massa de desempregados que ficam em busca de diversos empregos tradicionais e não sabem o que fazer enquanto aguardam resposta. Muito são irredutíveis e não querem saber de oportunidades de renda extra, deixando de otimizar seu tempo e de dar pelo menos um objetivo no seu dia – a – dia.

    .

    Suas dicas são muito importantes para todos nós que trabalhamos com formas de renda extra, que no meu caso foco a FR Promotora.

    .

    Concordo que só temos retorno de tudo que fazemos se soubermos investir nosso tempo corretamente.

    .

    Inclusive, passou a ser um ótimo investimento utilizar meu tempo lendo seus artigos, assistindo seus vídeos ao cadastrar meu e-mail no seu blog.

    .

    Ter uma forma de renda extra nas horas vagas acrescenta e muito sua qualidade de vida. E quanto mais aprendo, mais gosto de trabalhar com renda extra sendo um parceiro da FR Promotora, pois, dia – a – dia, consigo criar valor para todos da minha rede de amigos de forma duradoura.

    .

    Diversos são os depoimentos de que os serviços da FR Promotora tem se mostrado um dos negócios mais promissores da atualidade.

    .

    Inicia – se o cadastro GRATUITAMENTE como Promotor Digital Inativo e já pode iniciar sua divulgação, mas as melhores vantagens estão para aqueles que absorvem o conceito de renda extra da FR Promotora, ativam e começam a forma sua equipe de empreendedores.

    .

    Você conseguiu me passar de forma simples e segura muita confiança e credibilidade com suas dicas.

    .

    Parabéns novamente!

    .

    Falando em formas de renda extra, a FR Promotora é uma empresa séria e que também atua nesse ramo na modalidade de RENDA EXTRA, um sistema de trabalho muito promissor e que torna todos os seus participantes em grandes empreendedores trabalhando a partir de casa.

    .

    Para fazer o cadastro não requer investimento inicial e já pode iniciar a divulgação e obter ganhos com cada cadastro que for ativado.

    .

    Quem quiser conhecer acesse este link: http://youtu.be/w8x1BcdeKYE

    .

    Para cadastro (GRATUITO) informações segue o meu link de afiliado: https://www.frpromotora.com/45576373

    .

    e-mail: gabriel.picolo.frp@gmail.com

    .

    Celular e WhatsApp: (21) 9 9188 – 0531

    .

    Sucesso ;)”

  • Fernando Alves

    Olá, Eduardinho! Sou pai de um menino de 3 anos e posso dizer: não espere folga na rotina tão cedo rsrs. É msm um grande desafio arrumar tempo, mas com disciplina e determinação, o caminho é possível. Fica mais longo, mas é possível.

    • Pois é, Fernando. Agora que o Miguel está com 11 meses, todo mundo diz: “quando ele começar a andar, você vai perder o sossego”. Eu respondo: “Que sossego???”. Quero só ver o que vem pela frente… Abraço!

      • Fabiana Alves

        Eduardinho a minha filha está com 12 e relativamente não tenho também tanto sossego, rs. A diferença é que tudo é negociado e ela já é mais independente. Claro que também dedico um tempo para ela, pois ela também demanda mesmo já sendo uma adolescente.

      • Diego Gaigher Faiçal Tardin

        Eduardinho, Meu filho tem 20 meses e a minha sensação é que o sossego só diminuiu! E isso porque agora ele frequenta escolinha.
        Sinto muito fazer coro com a galera mas se hoje ele chora etc, quando cresce quer andar e conhecer tudo, principalmente aquilo que você não deixa porque é perigoso (se vir uma faca meu filho corre pra cima!) pede muito mais atenção, mas também é um barato.

        Abraço

  • Thiago

    Essa questão do tempo é realmente importante. Há alguns meses eu não tenho mais tv aberta nem a cabo. Foi um processo difícil conseguir cancelar a tv a cabo pois a operadora tenta nos convencer a qualquer custo a assinar o pacote básico com super desconto e etc…Hoje tenho apenas o netflix para minha filha assistir desenho e de vez em quando eu vejo uma minisérie confesso. A grande sacada é justamente o que vc comentou. Além de nos poupar dinheiro ainda conseguimos muito tempo livre com o cancelamento da tv a cabo. A tv aberta já faz muito tempo que eu não acompanho. Eu acho incrível a quantidade de lixo que ela traz para nossas vidas. Reportagens policiais que são verdadeiros banhos de sangue é só um exemplo. Com certeza deve ter algum programa que se salva mas o saldo é tremendamente negativo. Outro grande ladrão de tempo que eu cortei da minha vida foi o facebook. Eu perdia muito tempo lá. Entrava rapidinho só para dar uma espiadinha e quando percebia já havia se passado mais de uma hora. Creio que isso vai da capacidade de gerenciamento de cada um, mas no meu caso ficar fora do face está me fazendo muito bem.

    • Oi Thiago, penso exatamente assim: cortar aquilo que nada acrescenta. Isso é essencial para quem tem pouco tempo (eu tenho pouco, tenho que saber usá-lo). Abraço!

    • Fabiana Alves

      Eu também percebi isso quando passei a ver menos TV aberta e a Cabo. Infelizmente ainda não consegui cortar por causa da minha filha, embora ela acabe vendo mais Netflix, mas de vez em quando ela entra nos canais de adolescente (Nick,etc.). Eu percebi o quanto a TV pode nos deprimir e roubar o nosso tempo útil.
      O Facebook também. Mantenho a conta por causa de muitos grupos e páginas dos blogs que estou seguindo, inclusive tem do MTL também, rs. Além de que pretendo utilizar para divulgar os meus blogs (a minha renda passiva) mas nada que vicie, ou seja o Face assim como a própria TV tem de ser usado com disciplina e de forma útil. Enquanto isso, entro no Face por uns 5 minutos, às 01 vez por semana para ver se algum colega deixou alguma mensagem, alguma informação bacana de alguma página, etc, e depois saio, pois realmente para mim tem pouca utilidade.

  • Rodrigo Moutinho

    Sempre construtivo em qualquer dica. Parabéns Eduardinho!!

    Acho interessante demais esta idéia de acordar cedo para ser mais produtivo. Tentei algumas vezes e depois de ver a pouco tempo a idéia do Robin Sharma do clube das 5 da manhã consegui de fato ter uma regularidade. É um mundo que se passa de 5 as 8. Quando estou indo para o trabalho as 9 já fiz e estudei muita coisa. Bem bacana esta forma de ser mais produtivo.

    A quem interessar, o vídeo dele falando sobre (em inglês)
    https://www.youtube.com/watch?v=-xC_DbgpPAc

    Abraços

  • Oi, Eduardinho! Seu artigo me fez pensar muito durante esses dias.

    As distrações me fazem perder muito tempo, mas mudarei isso. Enquanto ainda não posso sair do trabalho assalariado, preciso aproveitar ao máximo o tempo para colocar em prática os meus planos de renda extra.

    Vou imprimir suas dicas e deixar em vários lugares visíveis hehehe. Não deixarei que mais nada me atrapalhe nessa jornada.

    Obrigada pela excelente reflexão proporcionada!

    Abraço,
    Mayara

  • Thiago

    Eduardinho,
    Não sei se está de acordo com a política do blog citar textos de outro blog. Eu recebi um texto sobre o “clube das 5hs” que trata exatamente sobre tema abordado no 5 passo. Conhecidos como “5am club” são pessoas que acordam as 5hs da manhã e fazem o dia render muito mais. Caso vc autorize eu cito o a fonte e posto o link.

    Abs

  • Parabéns pelo artigo. Com certeza se organizar e ter constância e foco são primordiais! Esse post ajudará muitas pessoas!
    Eu trabalho com Marketing Digital e MMN, e realmente não há coisa melhor que trabalhar em casa e não ter que depender de empregos formais e cumprir horários exaustivos, recebendo ordens e enfrentando transito!
    Acredito que a internet ainda tem muito a crescer!
    Conheça tbm a empresa onde trabalho a 5 anos http://www.frpromotora.com/anapaula93306
    Email para contato annapaulamoraes@hotmail.com

  • Fr Promotora Fr

    DESEJA GANHAR UMA RENDA EXTRA?
    Cadastre-se
    http://www.frpromotora.com/45644721
    A atividade é muito simples de ser desenvolvida, por isso não requer conhecimento de Informática e nem de Internet. Em sua área restrita você aprenderá a realizar divulgações no Facebook, Youtube, Classificados Gratuitos e Diversos outros locais, dentro e fora da Internet.
    Para participar basta ter mais de 18 anos e algum tempo disponível para aprender e depois começar a colocar em prática.

  • Bob Pedro

    Estamos selecionando pessoas interessadas em trabalhar em casa como Promotor Digital, não é necessário experiência,é oferecido ganhos semanais e mensais mais benefícios.Visite nosso site e conheça nossa proposta de emprego. http://www.frpromotora.co

  • Luiza

    Esta questão de estar sem tempo é na verdade uma grande convenção criada por nós.Pois como se cria tempo,se o tempo que existe, já está todo delimitado em um dia, meses e anos…E com a desculpa do pouco tempo, as pessoas se deixam levar pelo os dias e se encontram sempre fazendo metas das quais já imaginam que não iram cumprir, por isso é extremamente valioso entendermos que as prioridades que damos aos compromissos ou as redes sociais, é o que nos limita e não o tempo…Ou seja o que nos limita e nos liberdade, é nós mesmo…

  • Reginaldo Silva

    Aproveito seu post para saber se interessa uma parceria, pois estou divulgando um curso ( http://www.franquiaautomatica.com ) que ensina pessoas a ganhar uma renda extra na internet de forma honesta. Caso interessar, gentileza enviar valores e condições para o Whatsapp 16 99029.1604.
    Aguardo seu contato.

  • Thiago Laz

    Parabéns Eduardo e Liz… Ótimas dicas… A televisão e as redes sociais, da forma como são usadas pela “massa” e também por muitos formadores de opinião, servem apenas para causar déficit de inteligência (vulgo “emburrecimento”). Direcionar nosso tempo para coisas úteis já é uma grande decisão e um passo enorme. Abraço